Why was Jesus Crucified?

Por Que Jesus Foi Crucificado?

O primeiro é o ângulo cultural. Naquela época, os romanos determinavam as leis da terra e como aplicá-las. A cultura judaica dizia que um homem cometendo certos pecados deveria ser apedrejado até a morte. Os romanos geralmente puniam com açoites ou crucificação. Não era lícito aos judeus executarem criminosos, então eles precisavam da ajuda dos romanos. (Veja João 18:31-32). Em seguida, vem o ângulo religioso. Os líderes religiosos daquela época eram os fariseus, os saduceus e o Sinédrio. Esses líderes se sentiram ameaçados por Jesus, à medida que multidões começaram a segui-Lo. Suas declarações de que era Deus foram consideradas blasfêmia por esses líderes religiosos. Em seu orgulho, eles elaboraram um plano para que os romanos matassem Jesus, a fim de manterem suas posições e influência sobre o povo. (Veja Mateus 26:62-68; Lucas 23:1-2; João 11:47-53). O ângulo político entra em cena porque Roma não gostava de ouvir falar de grandes multidões, insurreições ou qualquer outro tipo de levante. O governador romano da Judeia já havia sido advertido para não permitir que mais relatórios negativos fossem enviados a Roma. Assim, quando os líderes religiosos alegaram que Jesus ameaçava acabar com o domínio romano e que haveria anarquia se Jesus não fosse detido, o magistrado romano sentiu-se forçado a mandar crucificá-Lo. (Veja Mateus 27:15-24; Lucas 23:13-23).

Olhando para o ângulo profético, uma das maiores profecias sobre Cristo está no Salmo 22. Esse salmo foi escrito vários séculos antes da invenção da crucificação e cerca de mil anos antes da crucificação de Jesus. Nesse salmo, vemos diversos eventos que ocorreram durante a crucificação de Jesus. Por exemplo: “...transpassaram minhas mãos e os meus pés” (Salmo 22:16b).

Contudo, o ângulo supremo para entender por que Jesus foi crucificado é o ângulo do pecado. Simplesmente, somos pecadores necessitados de um Salvador! Romanos 3:23 diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” E Romanos 6:23 diz: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Jesus foi crucificado para pagar a penalidade pelo nosso pecado.