Romanos 8 contém cinco pilares da verdade para nossa salvação. Se você tirar qualquer um deles, o Evangelho se desfaz.
O primeiro pilar é a suprema sabedoria de Deus: “Porque os que dantes conheceu…” (Romanos 8:29). A sabedoria de Deus é diferente do conhecimento ou entendimento de qualquer outro homem. Não é baseado em palpites ou caprichos; Ele vê o começo, o fim e tudo o que está no meio.
O segundo pilar é a vontade soberana de Deus: “…também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29). Quando Deus predestina algo, nada pode impedir – vai acontecer. 2 Peter 3:9 nos diz que Deus quer redimir toda a raça humana. Ele "não quer que ninguém pereça, mas que todos se arrependam." Mas porque Ele amorosamente nos deu o livre arbítrio, temos uma escolha no assunto e daremos conta da escolha que fazemos. O pastor Adrian Rogers diz ainda: "Não há contradição entre a graça soberana de Deus e o livre arbítrio do homem."
O terceiro pilar repousa sobre a busca da Palavra de Deus: “E aos que predestinou a estes também chamou;…” (Romanos 8:30). “Chamou” significa emitir um chamado; Deus envia Sua Palavra para aqueles que a ouviriam, Seu Evangelho para aqueles que o receberiam.
O quarto pilar é a obra salvadora de Deus: “...e aos que chamou a estes também justificou;…” (Romanos 8:30). A justificação é mais do que perdoar ou absolver os nossos pecados, é ser feito justo aos olhos de Deus. Nós recebemos esta justificação através da graça e graça através da nossa fé.
O quinto e último pilar são os caminhos estabelecidos de Deus: “...e aos que justificou a estes também glorificou.” (Romanos 8:30). Porque Deus negocia na eternidade, Ele vê o futuro, bem como o presente. E porque fomos predestinados para a glória em Cristo, já somos glorificados.
Você está predestinado para o Inferno (ou mesmo para o Céu)? Absolutamente que não! Isso é sua escolha. O que você vai decidir?