As relações rompidas na igreja são um problema muito doloroso que desonra o Pai e desencoraja a Noiva de Cristo.
Adrian Rogers diz: "Não há nada pior do que uma igreja sem harmonia e não há nada melhor do que uma igreja com harmonia.”
Em Mateus 18, Jesus explica como restaurar relacionamentos. "Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só;...” (Mateus 18:15).
Em primeiro lugar, devemos considerar a nossa relação com a pessoa que pecou contra nós.
Se ele é um irmão em Cristo, somos membros do mesmo corpo; prejudicá-lo nos prejudica. Se ele é perdido, ele precisa de nossa piedade e orações ainda mais; independentemente disso, ele deve ser amado, não importa o que aconteça.
Em seguida, temos de nos lembrar da nossa responsabilidade de corrigir o problema entre nós. Gálatas 6:1 diz, "...se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.” Temos de nos perguntar: estamos pecando de forma semelhante? Temos orado por essa pessoa e dado um bom exemplo?
Uma vez que temos a perspectiva adequada, devemos procurar o procedimento bíblico de restauração.
Nós não podemos nos dar ao luxo de esperar que o nosso infrator venha até nós; vamos a ele amorosamente, em particular e humildemente. Se houver uma oportunidade de restauração, perdoe-o livremente, totalmente e finalmente. Se não houver restauração, volte com outros irmãos ou irmãs na fé. Se ele ainda se recusar a ouvir, vá perante a Igreja, como Mateus 18:17 instrua: "E, se não os escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.”
A excomunhão é um último recurso de partir o coração, reservado apenas àqueles que são teimosos à sua maneira, que não ouvem o irmão, o comitê ou a igreja que tentou falar a verdade em amor. É importante que amemos o ofensor impenitente, mas não o deixemos envenenar a Irmandade. Não podemos deixá-lo ferir e distorcer a causa de Cristo.
Aplique isto à sua vida
Se alguém pecou contra você, não faça disso uma questão de fofoca; vá ao indivíduo com amor, humildade e gentileza, depois de se analisar primeiro.
Nota: O pastor Adrian Rogers pregou usando a versão da Bíblia KJV e a maioria dos recursos originais em inglês em www.LWF.org usam a KJV. Sua equivalente em português é a versão ACF. Esta mensagem foi terceirizada para outra organização e produzida com a versão GNT.