Um cristão em crescimento é um cristão em amadurecimento porque a maturidade espiritual é tornar-se mais parecido com Jesus. Alguns cristãos são salvos, mas não estão crescendo. Nunca conheceremos a verdadeira vitória e alegria se não aprendermos a ser cristãos em crescimento.
Em 1 João 2, o apóstolo João compara a maturidade espiritual a três estágios de nossa vida física.
"Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno." (1 João 2:14)
Os novos cristãos experimentam as maravilhas emocionantes da infância espiritual. Elas são "todos os amanhãs; nenhum ontem". Entretanto, as crianças vivem no reino de seus sentimentos. Elas podem ser egoístas e egocêntricas, não cooperativas.
Somos jovens apenas uma vez, mas se não tomarmos cuidado, podemos ser espiritualmente imaturos por muito tempo.
Se crescermos, experimentaremos a guerra triunfante da hombridade.
Permanecer na Palavra de Deus nos fortalece para a guerra. Obedecer a Deus e servir aos outros nos transforma em trabalhadores e guerreiros, equipados para combater o inimigo.
Em seguida, vem a sabedoria testada da paternidade.
Adrian Rogers diz: "Quando passamos tempo com alguém, nos tornamos como esse alguém".
Como vemos Deus como nosso Pai, a meta da maturidade espiritual é nos tornarmos pais (e mães) espirituais. Os cristãos maduros se reproduzem por ganhar almas e do discipulado.
Quais são os meios para a maturidade?
Lembre-se: não substituímos a paternidade pela juventude, nem a juventude pela infância.
Em um pai, deve haver a visão e o zelo de um jovem. Em um jovem, deve haver a maravilha da infância. Todos os três estágios são legítimos; um cristão maduro é uma combinação de todos eles.
Aplique isso em sua vida
É preciso vida, tempo, nutrição e exercício para crescer.
Adrian Rogers oferece este conselho: "Não se preocupe com o que você não consegue fazer. Descubra o que você pode fazer e comece a fazê-lo, e você crescerá."
Nota: O pastor Adrian Rogers pregou usando a versão da Bíblia KJV e a maioria dos recursos originais em inglês em www.LWF.org usam a KJV. Sua equivalente em português é a versão ACF. Esta mensagem foi terceirizada para outra organização e produzida com a versão GNT.