Quem já esteve numa loja onde viu uma criança, geralmente um garoto, de uns 8 anos tentando subir correndo pela escada rolante que desce? A escada fica descendo e ele tenta ver se consegue subi-la correndo mais rápido do que ela desce. Apesar de ele tentar com toda a sua força ela ainda desce em velocidade maior do que ele consegue subir.
É assim com as pessoas que tentam ganhar a salvação com base nos seus próprios esforços. Existe a força do pecado que puxa para baixo e, apesar dos esforços humanos para subir, a força do pecado é muito maior que a do esforço humano. As pessoas se esforçam em correr para cima, mas nunca consegue vencer.
Estaríamos perdidos se não fosse pela graça de Deus. Hoje nós veremos essa graça e como a graça de Deus pode nos dar uma certeza total e inabalável da nossa salvação. Veja o texto de Romanos 8, versículo 28 onde as primeiras palavras dizem: “E sabemos”. Viram bem? “e sabemos”. É sobre isso que eu quero lhe falar hoje: saber. É sobre isso saber. Eu quero que pensemos sobre ter esta certeza, sobre ter segurança, sobre saber estar salvo. Ela fará de você um cristão que vive proclamando, não duvidando. Você pode viver com a cabeça erguida, como um ponto de exclamação e não com a cabeça encurvada, como um ponto de interrogação. Você poderá dizer: “Glória a Deus que eu sei eu tenho certeza de que estou salvo e a caminho do céu.” Você não gostaria de ter esta certeza? As pessoas precisam ter esta segurança!
Eu já sou pastor há muito tempo e nunca conheci pessoa alguma que fizesse um trabalho proveitoso no serviço ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sem que ela tivesse, primeiramente, uma sólida segurança de que ela estava a caminho do Céu. Meu amigo, ninguém precisa de uma salvação do tipo: eu espero que sim, talvez sim, eu sinto que estou salvo. Precisamos ter a salvação do tipo eu sei que sim. Amém?