Não existe um substituto para a oração na vida cristã. Se você perdesse uma perna em um acidente, seria possível os médicos te indicarem uma prótese para substituí-la. Se você não deseja ligar para alguém do seu celular, você pode falar de um telefone fixo, gravar a mensagem e enviá-la, passar uma mensagem em texto, ou um e-mail etc. para que a sua comunicação chegue ao destinatário.
Ou seja, existem substitutos. Porém não existe substituto para a oração. Existem coisas positivas e desejáveis que contribuem para a oração, mas elas não a substituem. Nossa eloquência ou expressividade não substitui a oração. Nossa energia não substitui a oração. Nosso entusiasmo não substitui a oração. Nossa capacidade intelectual não substitui a oração. Não existe substituto para a oração.
Pessoalmente, eu acredito que a oração seja a força menos usada, a força mais inexplorada em todo este universo. As pessoas vivem tentando descobrir como ter e aplicar mais energia em suas atividades. Os cientistas vêm analisando a energia do oceano, estudando o movimento das marés e das ondas, pensando em como é possível explorar a energia delas. Já aprendemos como explorar a energia nuclear, mas os cientistas ainda estudam formas mais eficientes. Porém, em todo este planeta, a maior fonte de energia não explorada ou utilizada é a oração.