Nosso propósito é conhecer Deus intimamente e desfrutá-Lo pessoalmente; não precisamos de mais nada e não devemos nos contentar com mais nada. Precisamos aprender a desfrutar da presença de Deus e, o que é ainda mais importante, a permanecer nela.
Em Êxodo 33, Moisés intercedeu pela nação de Israel. Em resposta, Deus promete Sua proteção e provisão, mas não Sua presença; Ele não estará com eles.
Adrian Rogers diz: "É assustador ter sucesso, posses e proteção, mas não a presença do Senhor".
Há vários motivos pelos quais Deus retirou Sua presença de Seu povo.
Desobediência Direta
O Espírito Santo nos dá a certeza de nossa salvação. Quando desobedecemos a Deus de forma consciente e voluntária, entristecemos o Espírito Santo e O apagamos. (Consulte 1Tessalonicenses 5:19.) Se estivermos nos afastando da presença de Deus, precisamos primeiro ter certeza de que não há pecado não confessado em nossa vida.
Devoção Dividida
O povo de Israel rejeitou uma ordem direta de Deus e, como resultado, sua devoção ficou dividida. Parte da nação cometeu o pecado da idolatria.
Devemos nos lembrar: qualquer coisa que amamos, tememos, servimos ou confiamos mais do que em Deus é um ídolo. Deus exige preeminência e não aceitará nada menos do que isso. E, ao examinarmos nosso coração, devemos ver se alguém ou alguma coisa tem prioridade sobre Deus.
Dependência Inadequada
Moisés também detectou a dependência inadequada do povo; eles haviam depositado total confiança e dependência no trabalho de suas mãos. Isso traiu Àquele que os havia conduzido através do Mar Vermelho, provido e protegido.
Quando começamos a depender de nossa própria engenhosidade, inteligência e sabedoria, deixamos de dar glória a Deus e, em última análise, falhamos com nós mesmos.
Desafio Determinado
Por fim, Israel manteve sua determinação e desafio.
Subi “A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho." (Êxodo 33:3).
Ser de dura cerviz é o oposto de ser manso e flexível; Deus estava inferindo que Israel não era mais capaz de ser liderado ou ensinado. Devemos nos lembrar de que, quando Deus nos dá uma revelação específica, devemos obedecê-Lo.
Aplique isto em sua vida
Deus é real para você? Examine seu coração hoje: há alguma desobediência direta, devoção dividida, dependência inadequada ou um determinado desafio?
Nota: O pastor Adrian Rogers pregou usando a versão da Bíblia KJV e a maioria dos recursos originais em inglês em www.LWF.org usam a KJV. Sua equivalente em português é a versão ACF. Esta mensagem foi terceirizada para outra organização e produzida com a versão GNT.