Esta carta de Tiago foi escrita a cristãos. Ele está dizendo aos cristãos como serem salvos.
“Aceitem humildemente
a palavra implantada em vocês,
a qual é poderosa para salvá-los.”
“Mas pastor, eu achei que já estivéssemos salvos.” – E estamos salvos. “Então, porque ele diz para receber a mensagem que pode nos salvar?” A salvação nos vem em três tempos verbais: o tempo passado, o tempo presente e o tempo futuro. O tempo passado da salvação acontece quando recebemos a Cristo como Salvador pessoal e somos salvos
da penalidade do pecado. Nunca teremos que morrer e ir para o inferno porque o nosso pecado foi lavado e ficamos mais brancos que a neve pelo sangue de Jesus Cristo.
Me disseram que uma professora de Escola Bíblica Dominical perguntou para uma garota na sua classe: “Tem alguma coisa que Deus não consegue fazer?” E a garota lhe respondeu sabiamente: “Sim, professora, existe uma coisa que Deus não consegue fazer Ele não consegue enxergar os meus pecados por causa do sangue derramado por Jesus Cristo.” Graças a Deus por isto. Existe a salvação no tempo passado. É a salvação da penalidade do pecado.
Mas, embora não iremos para o inferno, o diabo não deixou de trabalhar contra nós e o pecado ainda tem a sua, atratividade, a sua atração, e ele trabalha diariamente em nossas vidas – uma realidade que não temos como ignorar.
Por isto, não precisamos somente da salvação no tempo passado. Precisamos ser salvos no tempo presente do poder do pecado. E um dia, quando Jesus vier, ocorrerá a salvação futura em que seremos salvos da possibilidade do pecado.
Mas este dia ainda não chegou. E assim, é a Palavra de Deus que tem o poder para salvar as nossas almas. A palavra grega para alma é psique. A Palavra de Deus tem poder para salvar a nossa psique: a nossa mente a nossa emoção,
a nossa vontade. A alma é isto: a nossa mente, a nossa emoção, a nossa vontade. E precisamos controlá-la pela Palavra de Deus. Quando a sua mente, a sua emoção e a sua vontade são controladas pela Palavra de Deus, então você está vivendo em vitória.