Não podemos crescer como cristãos se não estudarmos ativamente a Palavra de Deus. Não basta conhecer os fatos sobre as Escrituras ou o que está contido nela. Quando vamos à Bíblia para extrair a verdade, falhamos; em vez disso, devemos receber a verdade e acolhê-la.
O Livro de Tiago nos mostra como compreender a Bíblia e revela quatro maneiras de acolher a Palavra de Deus.
Em primeiro lugar, recebemos a Palavra com um espírito arrependido.
"Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas." (Tiago 1:21). Há uma qualificação moral para ouvir de Deus; pecados como estar de ressaca e corações impenitentes podem nos impedir de entender as Escrituras.
Quando estudamos a Bíblia, é crucial que primeiro façamos uma confissão completa do pecado (s) e peçamos a Deus que examine nossos corações em busca de qualquer vestígio de iniquidade.
Recebemos também a Palavra com um espírito receptivo, com mansidão, que é um espírito ensinável.
Tiago 3:3 diz: "Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo." Da mesma forma, Deus quer nos quebrantar e nos colocar sob Seu controle, tornando-nos sensíveis às Suas ordens.
Em terceiro lugar, recebemos a Palavra com um espírito responsivo.
"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos." (Tiago 1:22). Uma vez compreendida a Escritura que lemos, devemos obedecê-la; se não fizermos isso, estaremos nos enganando.
Adrian Rogers diz: "Um estudo da Bíblia lhe dá conhecimento sobre Deus. Mas a obediência lhe dá conhecimento de Deus.”
Por último, recebemos a Palavra com um espírito reflexivo.
"Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, e não é um ouvinte esquecido, mas um fazedor da obra, este será abençoado naquilo que fizer" (Tiago 1:25). Quando lemos a Bíblia com um espírito reflexivo, a Bíblia também nos lê. Ela nos dá uma nova perspectiva sobre nossas vidas e nos mostra o nosso verdadeiro eu. Em vez de dar uma olhada rápida nas Escrituras, devemos aprender a olhar para ela.
Aplique isso à sua vida
Você está recebendo ativamente a Palavra de Deus com um coração arrependido e um espírito receptivo e responsivo? Lembre-se, como diz Adrian Rogers, "a melhor maneira de entender a parte da Bíblia que você não entende é obedecer à parte que você entende.”
Nota: O pastor Adrian Rogers pregou usando a versão da Bíblia KJV e a maioria dos recursos originais em inglês em www.LWF.org usam a KJV. Sua equivalente em português é a versão ACF. Esta mensagem foi terceirizada para outra organização e produzida com a versão GNT.