Como cristãos, temos o poder não só de vencer as tentações, mas também de usa-las como meio de crescer na nossa fé. 1 Coríntios 10 nos mostra como transformar tentações em triunfos.
"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:12-13)
Ser salvo não nos torna imunes à tentação; todos estão sujeitos à tentação.
Existem três fontes comuns de tentação.
O Mundo
Nesse contexto, "mundo" significa um sistema ou ordem. Este mundo caído está arraigado no mal e não devemos cair nos seus esquemas. As guerras mundiais contra a alma: nossas mentes, emoções e vontade, nosso ego, nossa psique. Não podemos deixar que o mundo nos molde, nos guie ou nos controle.
A Carne
A carne é a "velha natureza", a pessoa que o cristão costumava ser; é a inclinação para fazer o mal.
Adrian Rogers diz: "O pecado é um trabalho interno que vem da sua carne.” A carne luta contra o corpo, nos tentando nas áreas do apetite, da luxúria, da preguiça e da violência.
O Diabo
O diabo guerreia contra o espírito: conhecemos a Deus através dos nossos espíritos. Nossos espíritos são nossos veículos de comunicação, adoração e conhecimento espiritual. O diabo quer cortar essa fonte de vida.
Existem três maneiras principais de subjugar a tentação.
Contra o mundo: FÉ
Através da fé, Deus é uma realidade brilhante e viva que eclipsa a tentação de se espremer nos moldes do mundo.
Contra a carne: LUTA
Devemos evitar situações que nos tentem a pecar na carne.
Contra o diabo: LUTA
O diabo não nos deixará sozinhos enquanto não resistirmos a ele. Lutamos trazendo a Palavra de Deus contra ele.
Satanás não quer que compreendamos o poder que temos para vencer a tentação. Devemos ser fortes no Senhor. Devemos resistir ao diabo e ele fugirá de nós.
Aplique isto à sua vida
Quando chegar a tentação, lembre-se: você não está na defesa; você pode estar no ataque. Fuja da fornicação, alimente-se de Jesus para evitar o mundanismo e resista ao diabo.
Nota: O pastor Adrian Rogers pregou usando a versão da Bíblia KJV e a maioria dos recursos originais em inglês em www.LWF.org usam a KJV. Sua equivalente em português é a versão ACF. Esta mensagem foi terceirizada para outra organização e produzida com a versão GNT.