Mateus 5:10 nos prepara para a perseguição, pois revela: "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;”.
De acordo com as Escrituras, tornar-se um cristão genuíno significa tornar-se o alvo de piadas do mundo. Significa ser condenado ao ostracismo social e considerado impróprio para a sociedade. Mas aconteça o que acontecer, nada pode nos tirar a nossa alegria.
Adrian Rogers diz: "Alegria controla as condições como um termostato. A perseguição é o termômetro que registra o quanto você ama Jesus.”
A primeira razão pela qual somos perseguidos é por causa da vida que vivemos: "por causa da justiça" (v. 10).
Os cristãos são perseguidos porque eles dividem; eles são diferentes. Em Mateus 5:13-16, Jesus nos chamou de o "sal" e a "luz" deste mundo. O sal irrita as feridas deste mundo e a luz expõe as suas trevas. No contexto, Jesus está dizendo que devemos ser irritantes e expositores do pecado.
Mas não devemos confundir punição com perseguição. Adrian Rogers diz: "Somos punidos por pessoas boas quando fazemos o mal. Somos perseguidos por pessoas más quando fazemos o bem.”
Os cristãos cheios do Espírito Santo serão "naturalmente sobrenaturais.” Não ousamos afirmar que somos perseguidos se não vivermos para Jesus Cristo.
A segunda razão pela qual somos perseguidos é por causa do Senhor que amamos: Jesus diz: "por minha causa" (v. 11).
O mundo odeia Jesus Cristo porque Ele se opõe às mesmas coisas que o mundo apoia: embriaguez, aborto, pornografia, orgulho, racismo e ganância. E como seguidores de Cristo, podemos esperar perseguições de vários tipos: insulto pessoal, abuso físico, estigma social.
Mas nossa resposta deve ser de realeza; porque somos filhos do Rei, reinamos em vida e podemos retribuir o mal com o bem. Devemos também nos regozijar no Senhor; somos identificados como seguidores de Cristo e associados ao Senhor - que honra!
Finalmente, devemos responder com amor. Que testemunho é este? Responder ao ódio deste mundo com o amor de que ele necessita desesperadamente.
Aplique isto à sua vida
Conhecendo as razões da perseguição e os seus resultados, qual é a sua resposta? Você está disposto a seguir Jesus em um mundo que O odeia? Quando você for perseguido, alegre-se no Senhor e responda com amor.
Nota: O pastor Adrian Rogers pregou usando a versão da Bíblia KJV e a maioria dos recursos originais em inglês em www.LWF.org usam a KJV. Sua equivalente em português é a versão ACF. Esta mensagem foi terceirizada para outra organização e produzida com a versão GNT.